Pesquisar

FÓRUM

Democracia 

A democracia é um regime político, onde todos perante a lei têm direitos iguais, mas não é bem assim que acontece, a democracia começou na Grécia, uma das civilizações que dominou a idade medieval e antiga, um dos grandes motivos dela ter tido um império tão grande é a democracia. A Democracia Grega também conhecida como a Democracia das antigas na Grécia era realizada na praça pública principal, chamada de “ágora” onde as pessoas que habitavam as “pólis” cidades, se juntavam na praça principal e resolviam todos os seus problemas com votos diretos.
A democracia grega até certo tempo era desigual, pois somente homens podiam votar, mulheres, escravos perdedores de guerra, estrangeiros e crianças não tinham esse direito, então depois de um tempo todos puderam votar, a democracia realmente foi aplicada.
Mas então algumas pessoas não gostaram da idéia, por que muitas pessoas não estavam usando o poder de voto com responsabilidade, eles estavam vendendo votos, assim como acontece nos dias de hoje, com toda certeza se você gostou do assunto vale a pena saber um pouco mais.
A democracia dos dias atuais é um pouco diferente pois, envolve poder social e aquisitivo, ou seja os problemas são resolvidos por pessoas envolvidas na política, e quase nunca os cidadãos interferem ou dão suas opiniões para os mesmos. E um dos grandes motivos pelos quais os fóruns dos dias atuais se concentram em grandes praças principais, é devido ao costume na época da Democracia grega, onde as pessoas se reunião nas “ágoras” e resolviam os seus problemas, isso é uma curiosidade que quase ninguém sabe. Aproveitem bastante esse espaço e postem sobre tal assunto, comentem e criem discussões. 

14 comentários:

  1. A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga; na qual demo significa povo e kracia, governo. Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas. E embora Atenas tivesse sido o berço da civilização, como Renata citou a cima, essa democracia era desigual. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Sendo assim, essa forma de democracia ficava um pouco limitada.
    Atualmente a democracia é exercida, na maioria dos países, de forma mais participativa. É uma forma de governo do povo e para o povo.
    Desde 3 de Junho de 1975, com a adoção da nova Constituição, a Grécia é uma DEMOCRACIA REPUBLICANA PARLAMENTAR.
    O voto é obrigatório e universal, sendo adquirido esse direito aos dezoito anos.
    O poder executivo é regido pelo Chefe de Estado, que é eleito pelo parlamento.
    Além disso, existe ainda o chefe do Governo, nomeado pelo presidente e o Gabinete do Governo, cujos membros são também nomeados pelo presidente, tendo em conta as recomendações do primeiro-ministro.
    O poder legislativo é unicamarário (só possui uma câmara de deputados) e o judicial conta com uma Corte e um Tribunal Supremo.
    O sistema legal baseia-se no Código Romano.
    Apesar do avanço significativo nas decisões políticas e sociais, os gregos não atingiram ainda o que poderia adquirir.

    ResponderExcluir
  2. Se os Helenos descobriram a democracia, foram também eles que criaram a arte de chegar a decisões graças à discussão pública. Nisso Atenas teve papel de realce. Foi nessa polis que primeiro se refletiu sistematicamente na realidade política, observando-a,descrevendo-a,comentando-a; foi aí que em
    definitivo se formularam teorias políticas.

    ResponderExcluir
  3. Mylena Souza:Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana ,proporcionando aos cidadãos o direito e dever de participar das questões sociais e políticas.Embora esteja disseminadas em todo o mundo,nem sempre as idéias democráticas são postas em pratica pelos sistemas políticos.Por isso é necessário sua fiscalização,para que seja cumpridos os nossos direitos.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ter como significado " regime social e político em que o poder do governo pertence ao povo,a todos os cidadãos ", na Grécia antiga, nem todos tinham direito a democracia. Ela se restringia apenas aos individuos do sexo masculino, maiores de 18 anos e filhos de pai e mãe atenienses, e apenas estes eram considerados cidadãos. Portanto, considera-se a democracia grega um tanto quanto limitada, pois apesar de defender a igualdade entre o povo, poucos tinham direito á ela.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente era a realidade dessa época, mas, depois a democracia se estabeleceu concreta e com seu significado etimológico levado ao pé da letra. Pena que as pessoas não a respeitaram como merecia, não deveriam vender seus votos ou deixarem de participar das principais reuniões, porém foi a realidade e talvez daí o inicio de épocas de corrupção na urna.

    ResponderExcluir
  6. morta de saudades de vcs! adorei ver q vcs continuaram as atividades direitinho! bjo e até breve

    ResponderExcluir
  7. Saudades tbm professora =] até breve!

    ResponderExcluir
  8. A Democracia surgiu na Grécia onde o governo era realmente exercido pelo povo, que fazia reuniões em praça pública para tratar de vários assuntos e problemas, era a chamada Democracia Direta. Neste tipo de democracia, as decisões são tomadas em assembléias públicas. Com o crescimento das populações, as reuniões em praça pública ficaram impossíveis de acontecer, surgiu, então um novo tipo de Democracia, a Democracia Representativa, onde o povo se reúne e escolhe – por meio do voto – os representantes que irão tomar decisões em seu nome. Este é o processo mais comum de tomada de decisão nos governos democráticos, também chamado de mandato político.

    Adrielli Barreto

    ResponderExcluir
  9. Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões. A maior parte das nações do mundo atual seguem o sistema democrático.

    ResponderExcluir
  10. A Democracia surgiu na Grécia com o intuito de incluir os cidadãos à política, pedindo o seu voto a assuntos em particular, em geral, era para escolher um representante de sua "pólis", cidade, com o voto direto ou democracia direta. Com o passar do tempo surgiu mais um tipo de democracia: voto indireto ou democracia indireta, ou seja, o governo fazia suas próprias escolhas sem a necessidade de "perguntar" a população.

    ResponderExcluir
  11. Democracia
    O termo democracia vem do grego demokratia-governo do povo. Surgiu na Grécia, no século VI a.C., onde governates eram eleitos pelos cidadãos livres, do sexo masculino. Esse tipo de governo era contrário ao poder exercido pelos nobres, a aristocracia. A democracia grega foi derrubada pelo Império Romano, que conquistou o país em 40a.C. Depois disso, surgiram inúmeros movimentos democráticos, que, na Idade Média, foram abafados pelos reis absolutistas. com a Revolução Francesa e a Inglesa, no século XVIII, surgiram novamente as ideias democráticas.
    Numa democracia, todos os homens são livres e iguais, e têm seus direitos e deveres, geralmente determinados por um conjunto de leis- a Constituiçao. Ogoverno eleito pelo povo inclui, nas democracias atuais, o voto direto de todos os cidadãos, na eleiçao de governos e nas decisões importantes do país.
    Não é necessário que o governo seja repúblicano para que haja democracia; há monarquias democráticas, como, por exemplo, a Inglaterra. O Brasil é uma democracia.

    ResponderExcluir
  12. “Democracia é um direito de todos”, frase muito utilizada nos discursos do cotidiano, mas uma grande parte desses “todos” acaba com que deturpando o seu real significado, esses tendem a atender, especialmente, a um só grupo de indivíduos, esquecendo-se assim de outros que permanecem sem esse benefício, além disso, a democracia sofre constantemente ameaças, entre essas, o ensino ideológico e as tentativas de censura à imprensa.

    ResponderExcluir
  13. Democracia, por definição, significa o governo pelo povo, conceito esse que surgiu na Grécia.

    No Brasil podemos pensar na democracia como um sistema de governo:

    Um sistema político para a escolha e substituição do governo através de eleições livres e justas.

    A participação ativa das pessoas, como cidadãos, na política e na vida cívica.

    Proteção dos direitos humanos de todos os cidadãos.

    Um Estado de Direito, em que as leis e procedimentos se aplicam igualmente a todos os cidadãos.

    Mas na prática o que ocorre no Brasil e em outros países não é democracia representativa em si. As pessoas apenas escolhem um representante por simpatia ou um discurso convincente. Podendo posteriormente não superar as expectativas, já que a população não é consultada sobre decisões a serem tomadas. Os representantes deveriam tomar todas as suas decisões somente após consultar seus eleitores. Pelo menos, depois de ter uma ideia clara sobre as opiniões de seus eleitores sobre um determinado assunto, e tentar acomodar esses pontos de vista da melhor forma possível. O único país que é bastante próximo à definição de democracia é a Suíça.Portanto observa-se que esse conceito mudou com o passar dos anos para alguns países.

    ResponderExcluir
  14. É difícil precisar o número de democracias na actualidade. A linha que divide regimes democráticos dos regimes autocráticos é ténue. Muitos países (p.ex. Singapura) têm supostamente eleições livres, onde o partido do governo vence sempre, normalmente acompanhado por alegações ou evidências de repressão a qualquer oposição ao governo. Nesses países parece haver as chamadas "democracias de um só partido" (se bem que os termos democracia e monopartidarismo não são antagónicos).

    No entanto, houve tentativas de determinar o número de democracias. De acordo com a Casa da Liberdade, no fim do ano 2000 havia 120 democracias no mundo.

    Quase todos Estados hoje apoiam a democracia em princípio, embora geralmente não na prática. Mesmo muitas ditaduras comunistas chamam a si mesmos democracias populares (p.ex. a "República Democrática do Vietname", "República Democrática Popular da Coréia"), embora de modo algum sejam democráticas do ponto de vista da maioria dos ocidentais. Uma das fraquezas apontadas à Democracia é o fato de não permitir que objectivos lançados por um governo a longo prazo, mesmo que sejam essenciais para o progresso/bem estar dos cidadãos, não possam ser postos de lado pelo governo seguinte, adiando assim decisões importantes, ou seja, não permite que haja um rumo para a nação em causa.

    Algumas ideologias se opõem abertamente à democracia, por exemplo, o Fascismo.

    ResponderExcluir